Entrevista: Fabrício Lopes (blog Verdade em Vermelho e Preto)

Fabrício Lopes é uma das pessoas que mais me encantaram conhecer o trabalho recentemente. Um dos maiores nomes recentes e atuais da criação de conteúdo na internet. Com seu jeito simples, sincero e muito carismático vem tendo uma ascensão enorme, realizando um trabalho honesto, de muita informação, proporcionando um ambiente de discussão saudável como poucas vezes se encontra nessa grande rede chamada internet.

Um dos maiores diferenciais nas redes sociais e de interação do Fabrício, é o respeito ao próximo e o ambiente familiar, promovido nos seus debates, em grupos e chats. Uma moderação ferrenha. Além de informar, faz também o papel de educador, incentivando sempre a cortesia e a política da boa vizinhança entre todos usuários dos canais (pra mim isso é inédito, em se tratando de conteúdo de futebol e ainda mais Flamengo). A internet que desperta o melhor e principalmente o pior nas pessoas, você conseguir isso, é realmente algo quase utópico. Mas o impressionante: O Fabrício consegue. Proporcionando um ambiente para todos os públicos, todas as idades, todos os sexos ou ideologias de gêneros.

Todos esses predicados, me chamaram muito a atenção e foram peças fundamentais, para o convite para essa entrevista que segue, que foi atendido prontamente, com muita presteza por esse que seguramente é um nome que ainda vai dar muito o que falar, vocês vão ver. Em primeira mão, uma entrevista exclusiva.

fl

Fabrício, muito obrigado por aceitar o convite para essa entrevista aqui no blog, estamos muito honrados com sua participação. Como vai, Fabrício, tudo bem?

Tudo ótimo! Muito feliz e muito honrado pelo convite.

Quem é Fabrício Lopes?

Sou um homem de 39 anos, que teve a sorte de encontrar a mulher da sua vida, ter filhos maravilhosos e uma família muito unida. Sou temente a DEUS e tenho o Flamengo como uma das minhas maiores paixões. Paixão essa que carrego desde a minha mais tenra idade e que terei, aumentando a cada dia, até o fim da minha vida. E ainda tendo a sorte de ver essa mesma paixão, ser renovada, através de meu filho mais velho e de minhas duas filhas. Profissionalmente, tenho uma empresa de software, onde temos vários clientes em várias partes do Brasil.

Como surgiu a ideia do blog, do canal no youtube, o que disparou tudo isso, como foi esse começo?

Na verdade, ainda estamos muito no começo. Nosso canal tem apenas 9 meses de existência. Mas a ideia veio, porque sempre conversei muito sobre futebol com meus amigos, em rodas de bate papo, no fim de semana, sempre li e consumi tudo a respeito do Flamengo e mais recentemente, com a chegada das redes sociais, fui incentivado a colocar o que eu sabia e pensava sobre o Flamengo, no youtube, de forma que eu alcançasse mais pessoas. Eu mesmo não acreditava que teria tamanha aceitação e de forma tão rápida por parte das pessoas que me viram, ouviram e leram minhas opiniões. Tendo tido essa aceitação, deixei de apenas dar a minha opinião como torcedor e passei a correr atrás de informações verídicas de fontes que, se sensibilizaram com o meu trabalho e que hoje, me municiam para poder entregar a notícia para os torcedores rubro-negros.

Teve algum momento em que você percebeu que estava fazendo um bom trabalho, que deveria continuar, que valia a pena continuar?

Olha, fácil realmente nada nessa vida é… Mas logo que lancei o meu primeiro vídeo, quando vi o alcance de mais de 3.000 visualizações, senti, que realmente poderia fazer algo especial, algo diferente e junto com a minha esposa e meus filhos (meus maiores incentivadores), passamos a levar a idéia cada vez mais a sério. E o retorno tem sido espetacular. As palavras de carinho e de apoio que recebemos, são o nosso maior incentivo para continuar esse trabalho, junto a nação rubro-negra.

Além de você, alguém mais te ajuda a fazer o canal? Quem é seu staff, sua equipe?

Esse é um trabalho feito completamente por amor ao Clube de Regatas do Flamengo. Sem vislumbrarfl2 nenhum retorno financeiro, apenas com o fiel objetivo de levar informação e opinião aos torcedores que fazem parte desta grande nação. E quem me ajuda, principalmente, é a minha esposa Miriane; que me ajudou a montar nosso estúdio de gravações, que me ajuda nas pautas dos vídeos, na iluminação, na moderação das lives; Minhas filhas, que já até apareceram algumas vezes comigo (pois prezo que o canal, apesar de feito, para um nicho muito marginalizado, como é o meio do futebol, seja feito de forma familiar e amiga, bem no estilo família mesmo. Em várias lives, os inscritos pedem abraços para as suas mães, pais, avós, filhinhas, e eu gosto bastante deste clima), meu filho mais velho, que sempre me ajuda na edição, na confecção das artes, na crítica, enfim, minha família é a minha equipe.

Como se dá o processo de criação de conteúdo?

Bom, em se tratando de Flamengo, o que nunca faltam são notícias, não é mesmo? Sempre consumi muito futebol e muito sobre o Flamengo. Sou filho de um grande flamenguista, treinador amador, que me passou muito conhecimento, não só sobre o Flamengo, mas sobre conceito técnico e tático, o que me ajuda muito no trabalho no canal. Além disso, eu e minha esposa, sempre estamos antenados nas notícias que saem (ou que ainda vão sair), sobre o Flamengo, e montamos o conteúdo em cima disso. Agora claro, algumas informações (principalmente na época de contratações), vem de fontes ligadas ao clube, que se sensibilizaram com o trabalho que estamos desenvolvendo e que nos passam, para que o torcedor rubro-negro, possa ter o privilégio de saber sobre tudo que está acontecendo dentro do clube. Tenho o orgulho por exemplo de ter trazido para os torcedores rubro-negros que nos seguem em nossas redes sociais e no youtube, informações exclusivas e certeiras sobre a contratação de Rômulo, Berrío e sobre a Arena da Ilha.

O que é essa paixão pelo Flamengo?

É algo impossível de se explicar. Cresci ouvindo as histórias do meu pai, ouvindo jogos na radiola que ele tinha (radiola era um rádio gigante que existia antigamente). Éramos muito humildes, nossa situação financeira era bem precária e os melhores momentos desta época que tenho em minha memória, são das conquistas do Flamengo. Os olhos marejados de meu pai, um homem que nunca chorava, me davam a exata noção, do que o Flamengo representava para ele, a cada conquista, a cada gol de Zico, Júnior e Cia. E isso foi entrando dentro do meu ser e me formando como sou hoje. Aos 5 anos de idade, já entendia o que era ser Flamengo. Jamais consegui torcer para outro clube e depois de DEUS e de minha família, o Flamengo é o meu grande amor. O Flamengo me ajudou a ser o homem que sou.

O que mais te agrada no seu trabalho na internet?

Os amigos que ganho a cada inscrito, a cada live. Pessoas que tem o mesmo amor que eu e que estão dispostas a debater futebol na mesma linha: com educação e muito respeito ao próximo. A interatividade que temos em nossas lives, são as melhores coisas. Adoro conversar com pessoas do Brasil inteiro e até de fora do país. E claro, estaria mentindo, se não mencionasse todo o carinho que venho recebendo, através das mensagens em nossas redes sociais. Isso também me alegra muito.

Existe algo que te desanime, te chateie nesse trabalho?

Olha, quando comecei, alguns amigos me disseram para estar preparado para os haters. Que provavelmente eu leria, muitos comentários maldosos, talvez até racistas e sempre tive muito medo disso. Mas com mais de 13 mil inscritos até o momento, em 9 meses de canal, jamais recebi uma crítica injusta ou ofensiva. Claro, as vezes, recebemos comentários mais acalorados, mas jamais ofensivos. Muito pelo contrário, nossos inscritos, parecem entenderem muito bem a nossa proposta, que é a de levar um debate, quase sempre tão polêmico, por mexer com paixões e sempre são muito respeitosos e carinhosos conosco. Inclusive temos inscritos de outros clubes do Brasil, que também se manifestam com o mesmo respeito e educação dos demais. Então minha resposta é NÃO! Não há nada que me desanime ou me chateie neste trabalho.

Agora que já sabemos um pouco sobre você, vamos falar de alguns assuntos aleatórios, mais voltados ao tema do blog: Música e arte.

Música:

Sou uma pessoa muito eclética, dependendo do momento escuto de tudo. Pagode, samba, funk, sertanejo, axé, mpb, todos tem o seu espaço na minha vida. Mas o rock, é o que mais corre em minhas veias.

Cinema:

Gosto muito de cinema e passei essa paixão para a minha família. E por conta dela, tento assistir de tudo um pouco; desde os infantis (o mais recente que assisti com minhas filhas foi Zootopia), os de terror e suspense com minha esposa e os filmes de ação com o meu filho mais velho. Tenho uma grande paixão que carrego da minha infância que é compartilhada pelo meu filho: os quadrinhos. E ver nas telonas do cinema, as histórias que lia na minha infância, são grande motivo de satisfação, ainda mais com a companhia do meu filho. Assistimos e colecionamos tudo sobre a Marvel e a DC Comics.

Livros:

Gosto muito de suspense, de livros que me levem pelo mundo afora, ou para fora do planeta. Além disso, como um bom consumidor de assuntos esportivos, leio muita coisa, relacionado ao esporte. Livros como Transformando Suor em Lágrimas, do Bernardinho, O Efeito Guardiola e A Bola não entra por acaso, são exemplos de alguns livros que sempre tenho que ler e reler. E confesso; sou um grande fã do Dan Brown, tenho todos os livros dele.

Futuro:

Como pai de três filhos, penso muito no presente para poder transformar o futuro. Tento passar ensinamentos baseados na tolerância, no amor, no respeito ao próximo, na boa convivência com a comunidade, para que façamos um futuro com mais possibilidades para todos. Vivemos num mundo muito intolerante. Seja na política, na religião ou no esporte, as pessoas estão cada vez mais se tolerando menos, sendo mais radicais com as escolhas dos outros e se a humanidade não parar para pensar, se não houverem pessoas dispostas a ensinar a tolerância, o futuro tende a ser muito ruim para as próximas gerações. Tento levar um pouco disso para o nosso canal também, afinal de contas, o futebol é uma válvula para a sociedade e através desta válvula, podemos inserir um pouco deste contexto, mais humano.

Onde as pessoas podem te encontrar, para conhecer seu trabalho e saber mais do que você produz?

Aos poucos estamos difundindo o nosso projeto em várias redes sociais, é muito difícil conseguir popular a todas, mas vamos aos poucos, levando o nosso conteúdo, tentando alcançar o maior número de pessoas possível.

Hoje estamos em nossas redes sociais com o projeto VERDADE EM VERMELHO E PRETO:

Youtube: https://www.youtube.com/verdadeemvermelhoepreto

Periscope – @vvermelhoepreto

Twitter – www.twitter.com/vvermelhoepreto

Facebook – www.facebook.com/verdadeemvermelhoepreto

Site: http://www.verdadevermelhoepreto.com.br

Fabrício, Muito obrigado mesmo por ter gentilmente cedido seu tempo para participar dessa entrevista. Foi uma honra imensa tê-lo aqui conosco.

Imagina. A honra foi toda minha e de todos que me ajudam nesse projeto. Sempre que vocês precisarem, estaremos aqui, de braços abertos para recebe-los.

Mensagem Final:

Pode parecer clichê, mas a minha mensagem é para nunca desistirem dos seus sonhos. Colocar sempre DEUS em tudo que for fazer e principalmente, levar o amor e a tolerância a todo lugar.

Então é isso galera, espero que tenham gostado, que vão lá conhecer esse trabalho ímpar do Fabrício Lopes e até a próxima!

Sobre Igor Otávio (22)

Igor Otávio, é Escritor, Músico, Diretor de Teatro, Karateka 2º dan Shotokan, apaixonado por música e cinema (apesar de entender pouco dos "paranauê") e atualmente tem como principal função o cargo de Editor Chefe do blog Música e Arte ( www.musicaart.net ). Já foi blogueiro pessoal de artistas como Flávio Venturini, Banda 14 Bis, Tom Alves, Banda O Terço, Elias Mizrahi (Veludo), Banda Nave de Prata, Flávia Wenderroscky, Banda Made In Brazil, Ulisses Sampaio Karate Club, Grupo Ginga Pura, etc. Acesse: http://blogconsult.wordpress.com, envie um e-mail para igorotavioblog@gmail.com ou entre em contato com o autor pelo telefone: (21) 9 9289-1490.

Publicado em 25/03/2017, em caras novas no pedaço, Entrevista, entrevistas, Futebol, música de velho e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente esse post e deixe o blogueiro feliz (seja qual for sua opinião)

