O impeachment de Collor e a prisão de Lula: A história no Brasil gira em círculos?

M&A09042018

[POLÍTICA]

No Brasil, assim com em alguns países da América Latina, a história parece acontecer em círculos que se repetem de tempos em tempos. Eu poderia citar aqui uma quantidade quase interminável de exemplos, mas vou me ater ao fato político do momento: A prisão de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando foi empichado em 1992, Fernando Collor de Mello começou a cair do poder graças a uma reportagem da revista Veja na qual Pedro Collor, seu irmão, fazia acusações de um esquema de corrupção que envolvia um tesoureiro de campanha (até ali um desconhecido do grande público) de nome Paulo Cesar Farias, morto (ao que tudo indica como queima de arquivos) em 1996.

Lula acaba de se entregar a Polícia Federal, para cumprimento de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, depois de um controverso julgamento, o qual ainda divide o país entre os que aplaudem sua prisão em nome de um país menos corrupto e os que o defendem alegando, de uma forma geral, que o mesmo está sendo vítima de perseguição política.

Uma coisa fica clara entre os pontos que ligam estas duas passagens fundamentais da nossa história recente. A de que não é de hoje que a corrupção está diretamente ligada à forma de fazer política no Brasil. De tudo o que se falou na imprensa sobre os motivos que levaram a queda do PT do poder, uma que passou quase batida, veio de um executivo do segundo escalão de uma das empreiteiras envolvidas no chamado “escândalo do mensalão”, quando o mesmo disse: “No Brasil, se você não paga o ‘caixa dois’, você não coloca um paralelepípedo no chão. E isso vale para o governo federal, governos estaduais e municipais”. É triste, mas salvo raríssimas exceções, a afirmação está absolutamente correta, e não por acaso, visto que o nosso conjunto de valores éticos (da base ao topo da pirâmide social) é extremamente frágil.

M&A09042018-02

Acreditar que Fernando Collor foi tirado do poder por conta de um cheque que pagava um Fiat Elba (prova alegada como o crime de responsabilidade que desencadeou sua queda) ou que Lula está preso porque um grupo de magistrados bem intencionados de Curitiba quer livrar o país da corrupção (desta feita, a prova criminal está em um apartamento na cafona cidade litorânea de Guarujá), só pode partir de ingênuos desinformados ou de pessoas dotadas de uma total falta de honestidade intelectual.

Fernando Collor e Lula foram sim, esmagados pelas mídias de massa, que trabalham a mando daqueles a quem interessava ver Collor fora do poder em 1992 e a quem interessa ver Lula fora da disputa das próximas eleições. Grupos que participam (inclua-se aí os “heróis” do judiciário) da mesma estrutura podre da qual os dois fazem parte (Collor é senador eleito por Alagoas até hoje). Estamos diante de um jogo sujo de poder e não de uma briga do bem contra o mal. Mas existe uma diferença fundamental entre essas duas figuras emblemáticas, Lula é um líder carismático poderosíssimo (Collor nunca chegou nem perto disso) e isso pode fazer toda a diferença no desenrolar dos fatos, transformando o momento atual em um ponto de partida para uma guinada sem precedentes na história desse país.

TADEU CASTRO
09/04/2018

SOBRE O AUTOR
Um cara sem diplomas na parede (trancou o curso de jornalismo no segundo ano, ainda no século passado, por sentir uma certa claustrofobia no universo acadêmico). Não é, e nem pretende ser, especialista em coisa alguma (ser um especialista o limitaria). Trata-se apenas de um bom observador (nada mais do que isso), pois isso lhe basta e o faz um ser livre, seja no olhar, no pensar e no viver.
AUTOR TADEU CASTRO II

Anúncios

Sobre tadeucastro

UM BOM OBSERVADOR, VIVO E CONECTADO... (ATÉ QUANDO ISSO FOR POSSÍVEL...)

Publicado em 09/04/2018, em opinião e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente esse post e deixe o blogueiro feliz (seja qual for sua opinião)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: