Man in the Box – Alice In Chains

Algumas músicas são verdadeiros clássicos que entram em todas as classes sociais e credos, porém poucas pessoas se dão o trabalho de saber exatamente do que se trata a canção. Essa por exemplo, assim como Losing my religion da banda R.E.M. é um tanto controversa. Na verdade controverso é ver pessoas que professam alguma religiosidade cantando aos quatro ventos – heheheeh sim é pra rir (ou não, talvez eu esteja sendo sádico demais).

Essa música tem um verso, que traduzido a grosso modo (meu modo de traduzir é esse, até porque estou longe de sacar dos “idioma ingrês”, mas dou meus pulinhos), diz algo parecido com isso:

“– Negue seu criador!
— Aquele que tentar, será eliminado!”

Ainda na minha concepção de tradução da música, conta a história de um cara que se diz trancado numa caixa, que considero eu uma imagem figurativa de alguém preso em seu próprio mundo, que como ele mesmo diz: “imerso na própria bosta!”. Aí ele pergunta: “E você não virá me salvar?”. Uma crítica direta ao Criador, que citei acima (a um “possível Criador” para ficar melhor para meus amigos mais detalhistas e/ou livre pensadores). Prossegue com mais versos que dizem o que estão dizendo (SEQVME), mas que dá pra você ir mais longe e perceber que eles estão cantando uma outra coisa (que é o que ele disse anteriormente). Por exemplo, façamos analogias. Ele diz: Alimente meus olhos, agora que você os deixou – por meio de costura – bem fechados. Ou seja: tá dizendo que encha minha cabeça de coisas, agora que você me tirou a capacidade de raciocinar (que é algo muito comum às igrejas: lavagem cerebral – eles não querem que você pense, nem tire conclusões por si mesmo – daí existe aqueles que se autodenominam “livre pensadores”, que são as pessoas livre das amarras das religiões (e seus dogmas) e que pensam por si próprio). A crítica é feroz, na minha concepção, as religiões e a religiosidade (lógico que posso estar errado). Tem uma hora inclusive que ele diz: “enfie meu nariz na bosta!”. Como quem diz: você pode agora fazer o que quiser comigo, até me mandar comer bosta e eu comerei, porém ao mesmo tempo ele reclama: “Mas você não virá me salvar?”. No mínimo uma pessoa em dilema. Portanto, concluo que, é engraçado ver ateus e teístas bradando essa música. Sim, ateus e teístas (teístas tudo bem, mas ateus querendo ser salvos? Estranho, não?). Eu não sei onde enquadrar essa música. Bate-me um sentimento ambíguo, que eu não sei explicar. Apenas sei que essa música é um clássico, um som maravilhoso e com uma letra um tanto complexa (assim como são praticamente todas as letras de Alice in Chains).

Porém, tendo eu já espalhado minha sementinha da discórdia nesse post, vamos a música!

Um grande abraço a todos e fiquem em paz!

Sobre Igor Otávio (22)

Igor Otávio, é blogueiro, autor e escritor. Criador de conteúdo na WEB desde que isso tudo aqui era só mato. Dono de diversos blogs e sites na internet, já trabalhou com artistas como Flavio Venturini, 14 Bis, Made In Brazil, Elias Mizhari, entre tantos outros. Além de prestar consultoria e divulgação em várias mídias sociais para empresas e qualquer pessoa que deseje divulgar seu negócio. Para contato Telefone/whatsapp: 21 99289-1490 e e-mail: igorotavio@bol.com.br.

Publicado em 23/06/2014, em anos 90, Gospel, Nostalgia, Politicamente incorreto, Reflexão, Religião, Rock e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente esse post e deixe o blogueiro feliz (seja qual for sua opinião)